Sobre rumores e disse-me-disses do novo XBox

Primeiro post de verdade do Jogo de Noite e já trago um assunto que está meio polêmico nas interwebs: a suposta exigência de conexão constante com a Internet do novo XBox (que vai se chamar Infinity, anotem aí).

Depois do vazamento do que parece ser o Kit de Desenvolvimento do Infinity que continha uma citação a uma funcionalidade Always Connected – que supostamente exigiria conexão constante com a Internet – voltou a tona a especulação dessa necessidade.

Recentemente mais uma noticia publicada pelo Kotaku reforçou essa sensação de que a funcionalidade realmente deva existir.

Nesse artigo, a equipe do Kotaku afirma que uma de suas fontes teve acesso a specs que dizem que o console vai precisar estar 100% do tempo conectado para que os jogos continuem rodando, inclusive dizendo que o jogo continuaria rodando por somente 3 minutos caso a conexão caísse. Some também o fato de Adam Orth, Diretor Criativo da Microsoft, ter polemizado no Twitter recentemente e meio que defendido a necessidade de conexão constante alegando que hoje em dia, todo mundo tem internet.

Sobre isso tudo tenho algumas opiniões:

Primeiro, vou começar repetindo o que já falo em outros blogs por ai: A Microsoft sabe fazer software. Isso nunca pode ser esquecido. Pense numa companhia que vem tentando se reinventar no mercado e que está prezando pela usabilidade, principalmente como iniciativas como a Nova Interface Windows (não pode mais chamar de Metro), além de todo o histórico do Windows para facilitar a experiência do usuário.

Exposto isso, não porque a Microsoft se posicionaria criando uma restrição nesse nível, principalmente pelo fato dos mercados emergentes (nós inclusive) não possuírem ainda uma infraestrtura decente de internet. Outro fato que me faz coçar a cabeça quanto a essa estranha restrição é: Por que só a Microsoft implantaria isso?

Pense bem, a única razão pelo qual uma empresa que fabrica o hardware e o sistema operacional do videogame implantaria uma restrição de conexão é por pressão das outras empresas que produzirão conteúdo pra ela. A Sony já disso que o PS4 não vai ter isso então sabemos que não é pressão das publishers. Então porque existiria uma restrição se não pedem por ela? Certa vez, matutanto sobre o assunto, cheguei a uma possível resposta a essa pergunta: talvez essa funcionalidade exista como uma feature, algo que não será obrigatoriamente utilizado pelos jogos mas que a Microsoft pode falar “ei publishers, novo videogame permite que vocês implantem DRM de conexão constante. Chega mais!”.

Nesse cenário, vejo como um chamariz que a MS poderia ter para forçar as publishers a virem pro XBox ao invés de produzir para outro console que não tem tal função. Aí, se alguma publisher implantasse tal sistema, a malvada seria ela e não a MS.

O fato é que tudo é rumor ainda, mesmo sabendo que nessa altura do campeonato as coisas costumam se confirmar. De qualquer forma, teremos que esperar até o final de abril quando, provavelmente, a Microsoft vai finalmente mostrar seu videogame de nova geração e acabar de vez com essas dúvidas. Estou ansioso!

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