Jogos realmente assustadores
No cenário videogamístico temos um leque enorme de jogos que te fazem dormir com a luz acesa (ou não dormir): Fatal Frame, Dead Space (ó o bicho vindo!) e muitos outros mas, como eu sou um cara que por questões de princípios morais (cagaço) não chega nem perto destes títulos, resolvi escrever um post temático com outro enfoque.
Fui motivado principalmente depois de uma conversa hoje no almoço com amigos, que começou com relatos sobre o ótimo Year Walk e progrediu para Fatal Frame->Mortal Kombat->Pit Fighter, o melhor pior game de luta já lançado! Daí em diante o papo seguiu sobre jogos horríveis que já tínhamos jogado.
Muitos games que jogamos nos assustam não pelo seu tema, sustos repentinos ou trilha apavorante mas sim pela péssima jogabilidade, história horrível e gráficos que te fazem ter uma convulsão. Listei abaixo 3 dos jogos mais horripilantes (seriam 4 se eu tivesse jogado Duke Nukem Forever) que joguei nesta geração e um que eu não pude deixar de fora. Acompanhem:
3 – Aliens: Colonial Marines
Já virou meio que pleonasmo falar de jogos sobre filmes serem ruins. Esse post seria incrivelmente fácil de redigir se eu usasse apenas esse gênero gamístico. Porém, esse caso específico do Aliens: Colonial Marines eu não posso deixar de fora.
O hype era enorme, o gameplay prometia e até Ridley Scott himself deu pitacos sobre o jogo. O fato é que muita gente queria jogar aquele que seria uma sequência direta de Aliens (seria uma história que aconteceria entre o segundo e o terceiro filme da série) e, além de todos os vídeos e entrevistas e do jogo estar sendo desenvolvido pela Gearbox (criadora de Borderlands, só pra citar um exemplo), não deixava dúvidas que seria um ótimo título. Para se ter ideia, o jogo foi Top Chart na Inglaterra na semana de lançamento e 6º colocado nos EUA.
Quando o jogo saiu, entretanto, o que se viu foi um lixo sem tamanho. Reviews falam da jogabilidade travada, da inteligência artificial horrível e de um enredo que em nada acrescenta à incrível trilogia Alien (o quarto da séria não representa o Alien). Se você comprou o jogo em pre-order, meus sentimentos.
O jogo é tão bosta que teve média 44 no Metacritics, um dos piores jogos já avaliados por lá e proporciona cenas interessantes como essa:
Alien: Colonial Marines é triste e teve a mesma sina de seu irmão cinematográfico: Prometheus e não Cumprius (desculpem, eu tinha que fazer).
Categoria do Horror: Criaturas monstruosas esquisitas
2 – The Shoot (PS3)
O que dizer deste jogo? Lançado praticamente junto com o PSMove, este jogo é um shooter on rails em primeira pessoa onde você passa por diversos cenários desde o velho oeste até o futurista mirando e atirando nos inimigos com o Move.
O jogo em si é até divertidinho, o que pega é a trilha inacreditavelmente irritante, repetitiva e chata. Além disso, a cada tiro que você dispara uma voz ao fundo grita uma palavra de incentivo.
Se você por um acaso tiver este jogo, experimente colocar na versão em Português de Portugal. Nada contra os companheiros lusitanos, mas o fator irritabilidade aumenta e muito.
Categoria do Horror: Vozes que não param
1 – Too Human (XBox 360)
Quando lembrei deste jogo achei que ele fazia parte do Launch Lineup do XBox 360 mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que não.
Too Human foi lançado em 2008, 3 anos depois do lançamento do console da Microsoft, o que me fez “promovê-lo” para a segunda posição dessa listinha.
Os gráficos em si não são tão ruins, o que apavora aqui é a jogabilidade. Começando pelos controles, responda rápido: o que o seu analógico direito faz em qualquer jogo 3D? Pois é, move a câmera. Mas não em Too Human. Aqui ele é usado para BATER na direção que você quer. Grite de medo.
Outra coisa relacionada à câmera é que na maioria das vezes ela vai estar estrategicamente posicionada de forma a esconder o maior número de inimigos possíveis da sua visão. Girar a câmera livremente? Meu caro, você está num jogo de terror, esqueceu? Agora chore.
Mais um aspecto irritante: a transição de animações são péssimas principalmente nos combos deferidos nos inimigos. Os combates não são nada amigáveis e são feios de se ver. O povo do Rocksteady deve colocar esse vídeo pra castigar developers pouco produtivos.
Os bundles antigos do XBox 360 vinham com este jogo então alguns de vocês provavelmente tiveram que engolir esta belezura.
Categoria do Horror: Eles me vêem mas eu não os vejo
Bonus game: Você já sabe né
Juro que tentei lembrar somente de jogos desta geração mas nada, nada conseguiu chegar perto dessa pérola do cenário videogueimico. Eu ganhei Superman 64 do meu pai na época e foi uma experiência tão assustadora que acho que fiquei uns três dias sem dirigir a palavra ao meu velho, tamanha a sacanagem realizada.
Sério, dar esse jogo para seu filho jogar é semelhante à mostar aquele vídeo da paisagem para seus pimpolhos.
Categoria do Horror: Ele sempre aparecerá nos seus sonhos
Não joguei muita tranqueira graças a reviews, podcasts e conversas com amigos antes de comprar jogos de qualidade (aparentemente) duvidosa ;).
Se vocês jogaram coisas mais horríveis que essas nesta geração, joguem pedra ai embaixo!