Uma singela homenagem ao verdadeiro inspirador dos jogos de navinha

Acho que o 14-bis não teria sobrevivido a isso!

No meio da aviação existe uma rixa conhecida sobre quem seria o primeiro homem a voar numa máquina mais pesada que o ar. Bom, o título na maioria dos países mundo afora é dos Irmãos Wrigth mas todos nós sabemos que o mundo está errado e esse título pertence a Santos Dumont, que voou em 1901 com dirigível ao redor da Torre Eiffel e em 1906 com seu famosíssimo 14-bis.

Esse pequeno feito contribuiu, mais tarde, para criar um segmento na indústria que atualmente movimenta milhões de dólares no mundo todo, que inspira milhares de jovens a seguir carreira e, principalmente, leva quem a utiliza a novos lugares e experiências: obviamente estou falando da indústria de jogos 😉

Esse nobre mineiro que faria hoje 142 anos, me prestigiou com um feriado em plena segunda-feira em função da minha área de atuação.

Há alguns anos fiz um post com a mesma temática no Meiobit mas já encontrava-se um pouco defasada 5 anos e uma geração depois.

Por tudo isso resolvi prestar novamente minha singela homenagem ao pai da aviação, listando e sugerindo alguns dos joguinhos de nave que joguei recentemente. Acompanhem e curtam comigo:

Geometry Wars

Apesar de não se enquadrar no gênero clássico do shoot’n up, Geometry Wars pode com certeza ser enquadrado como jogo de navinha. O jogo é uma loucura gráfica que abusa das partículas que o ~poderosíssimo~ XBox 360 podia oferecer. Geometry Wars é um desses jogos que viraram hit na comunidade por causa das mecânicas de pontuação e competição entre os amigos.

Também é um excelente plugin para seu player de música preferido.

Também é um excelente plugin para seu player de música preferido.

Recomendo o jogo como uma distração descerebrada, para passar o tempo apenas. Apesar de ser muito bonito e até certo ponto desafiador, o jogo se torna repetitivo muito rápido e a variedade de inimigos não agrada muito.

Na nova geração, Geometry Wars 3: Dimensions, saiu para tudo: PC, Xbox One, PS4, iOS, Android e Wii U… Não, Wii U não.

Resogun

Talvez o primeiro jogo de PS4, Resogun foi criado pela Housemarque específicamente para demonstrar todo o poderio gráfico do novo console da Sony.

Se no Geometry Wars o show-off de partículas era o maior chamariz aqui os voxels, representação de pixels em três dimensões (fala que isso não tem a cara do Peter Molineux?), são o carro chefe desse jogo de navinha extremamente divertido.

Voxels, voxels everywhere!

Voxels, voxels everywhere!

Seu objetivo é acabar com o inimigos e resgatar os humanos sobreviventes em diversas fases cilíndricas. Cada fase é dividida em três seguimentos contendo um chefão no final e, apesar de destruir os inimigos e matar o chefe seja o que faz você progredir no jogo, resgatar os humanos em cada fase fornece diversos bônus no placar final do jogador. Sim, mais um jogo com score.

Você pode escolher entre três naves distintas, cada uma com atributos diferentes de agilidade, velocidade e overdrive, que é uma espécie de especial que detona a fase inteira. Como qualquer jogo de navinha, você conta com diversos upgrades em seus disparos, escudo, entre outros.

Resogun está disponível para PS3 e PS4 e vale muito a pena!

Kerbal Space Program

Eu poderia citar uma dezena de outros jogos de nave que experimentei nesses últimos anos mas, com exceção desses que citei, nenhum outro foi tão expressivo. Então pensei, qual é a evolução natural de aviões, jatos e afins? Obviamente que são foguetes e nesse quesito um joguinho me chamou muita atenção nesse ano: Kerbal Space Program.

No jogo, você o assume o controle do programa espacial dos Kerbais, que por um olho não são aqueles aliens do Toy Story. Kerbal Space Program é um jogo de simulação que pode ser jogado sozinho ou com outros jogadores.

O interessante é que em ambos os modos é possível jogar um modo “carreira”, onde você basicamente deve controlar todas as nuances de um programa espacial e o “Science”, onde o jogo vira um completo sandbox que te permite criar livremente qualquer maluquice que você quiser para tentar chegar ao espaço.

Não poupamos despesas.

Não poupamos despesas.

O jogo é fortemente orientado à física e a comunidade de modders contribui mais e mais a cada dia com melhorias no jogo.

Aliás, Kerbal Space Program se tornou tão popular que até figurões da indústria aeroespacial como Elon Musk e até a NASA se interessaram pelo simulador.

Se você se interessa pelo assunto e gosta de montar máquinas malucas, Kerbal é o jogo certo pra você!

 

O jogo está disponível somente para PC através do Steam.

 GALAK-Z

Esse eu não joguei exatamente, até porque ainda nem foi lançado, mas pelos trailers divulgados parece ser um jogo bastante promissor e divertido.

Galak-Z é um shooter 2D de mundo aberto com temática sci-fi, com cenários gerados proceduralmente a cada novo jogo. Pela descrição dos desenvolvedores, o jogo possui uma pegada roguelite e deve possuir diversas naves para seleção além de níveis com muitos inimigos diferenciados e armadilhas espalhadas.

Ele aparenta ter uma pegada anime dos anos 80 e promete! O jogo está previsto para lançamento agora no mês de Agosto de 2015.

E assim encerro mais uma singela homenagem a este brasileiro que colocou o nome do país no mundo e é, sem dúvida, uma parte importante na minha vida. Feliz aniversário Santos Dumont, aproveite os joguinhos por aí =)

Você pode gostar...