Para seguir a tendência, EA fecha Visceral Games

A busca pela galinha dos ovos de ouro é atividade constante para qualquer segmento de negócio. É bastante comum que uma ideia que tenha dado certo seja seguida e repetida à exaustão por todos os seus concorrentes, basta observar a onda de filmes e séries com super-heróis ou as séries de trollagem de youtubers.

Na indústria dos joguinhos não é diferente, ficando evidenciado pela ânsia dos executivos de grandes empresas em atingir as margens de lucro projetadas para seus vez jogos cada vez mais caros de se produzir. Percebemos o quanto essas metas são agressivas ao ver notícias como a do lançamento do primeiro Tomb Raider para Xbox 360, onde a Square Enix afirmou que as 3.4 milhões de cópias vendidas do jogo nas 4 primeiras semanas representavam um desapontamento para a empresa.

O consenso atual é de que jogos AAA serão cada vez mais raros e os que forem produzidos serão ordens de magnitude mais caras do que os da geração anterior. Grandes empresas não podem (ou querem) se dar ao luxo de arriscar, preferindo jogar com aquilo que está dando certo no momento e ter uma maior segurança de retorno financeiro. É por isso que não causa estranheza o anúncio da EA em cancelar o novo jogo de Star Wars que estava produzindo. O jogo estava sendo desenvolvido com foco em uma história mais linear no Universo criado por George Lucas, tanto que ninguém menos que Amy Hennig, roteirista por trás de Uncharted, estava diretamente envolvida no projeto.

Em anúncio oficial, a EA informou que:

Em sua forma atual, ele estava se tornando um jogo de aventura linear, baseado em uma história. Ao longo do processo de desenvolvimento, nós testamos o conceito do jogo com os jogadores, ouvindo as opiniões deles sobre o que e como eles querem jogar, acompanhando mudanças fundamentais no mercado. Ficou claro que, para oferecer aos jogadores uma experiência agradável e recorrente, precisávamos alterar o design”

Além disso, a empresa americana anunciou que o estúdio responsável pelo jogo, a Visceral Games, sua subsidiária, seria fechado. É realmente triste ver que pessoas tão talentosas, criadores do clássico Dead Space, passem por situação tão complicada. No próprio anuncio, a EA informou que irá tentar transferir o máximo de pessoas possíveis para outros projetos. A camaradagem de outros estúdios já está rolando, com muitos deles oferecendo empregos aos ex-funcionários da Visceral.

Quanto ao cancelamento de Star Wars nos moldes atuais, talvez a decisão tenha sido tomada pelo relativo baixo desempenho de jogos lineares recentes como PreyDishonored: Death of the Outsider, Uncharted: Lost Legacy e The Evil Within 2, que venderam menos de 1 milhão de cópias cada nas semanas de lançamento, em comparação a jogos com experiência multiplayer e narrativa mais emergente como Playerunknown’s Battlegrounds, que atualmente ultrapassou a marca de 15 milhões de cópias vendidas, e Destiny 2, que apesar de não ter divulgados números oficiais, já obteve recorde de vendas nas primeiras semanas. Além disso, ambos os jogos tem gerado muito conteúdo no Youtube e Twitch, tendo PUBG uma marca diária de mais de 5 milhões de visualizações segundo o SteamSpy.

Podemos presumir que a opção por mudar os rumos de design do jogo possam ter a ver justamente com o maior volume de engajamento obtidos por experiências com mais jogadores e das possibilidades infinitas de transmissão nas plataformas online, coisa que experiências mais lineares não conseguem sustentar por muito tempo.

Sabemos que, como empresas, esses grandes estúdios precisam gerar lucro mas esperamos que, no futuro, não seja a troco do fechamento de um estúdio inteiro apenas por seu jogo não estar em acordo com as tendências atuais.