CandyBox

Qualquer gamer que se preze já imaginou seu próprio jogo. A jogabilidade, personagens, enredo, gráficos, tudo. Muitos, eu incluso, entretanto nunca tiraram a ideia do papel e ficamos apenas imaginando como nosso jogo seria épico e vender milhões.

Particularmente já comecei alguns mini jogos, tanto programando do zero quanto usando ferramentas como o ótimo RPG Maker mas sempre parava quando entrava no quesito gráfico! Minhas habilidades desenhísticas são equivalentes a de um elefante expressionista e portanto, não me arrisco a tentar qualquer tipo de desenho, o que minava todo o meu empenho em continuar o jogo.

Só que, como bom gamer, eu deveria saber que gráficos não são tudo num jogo e essa constatação me deu um soco no olho quando me contaram sobre o Candy Box.

Rodando no browser, a princípio não entendi o que era aquilo já que, nos primeiros minutos, tudo o que o jogo te apresenta são um contador de doces que incrementa sozinho e dois botões: Comer e Jogar Fora. Não tinha pescado o objetivo do jogo até que depois de alguns minutos um menu “Quest” apareceu na tela e ai o sorriso foi instantâneo: um RPG! Mas não um RPG qualquer, um RPG em ASCII!!!

O jogo então se desenrola com a seguinte mecânica: Em uma tela, você deve acumular candies e lollipops, que podem ser plantados para que você acumule então cada vez mais lollipops; Na outra, você deve levar seu ASCHero em diversos cenários e lutar contra vários monstro em busca de itens, mapas e mais candies. Tudo isso com animações puramente em ASC Code… Sério, realmente genial.

Underwater Cave: Uma das dezenas de Dungeons em ASC do jogo.

Underwater Cave: Uma das dezenas de Dungeons do jogo.

Não se iluda, entretanto, com a cara simples do jogo. Ele usa as todas as mecânicas dos RPGs tradicionais com espadas, poções, atributos de vida e defesa, magias e por ai vai.

O mais legal do jogo é que ele é Safe For Work, já que a tela é toda feita de caracteres e o jogo em si não consome banda nenhuma da internet, já que é tudo Javascript. Você pode deixar uma aba do seu browser aberta acumulando Candies e Lollipops que seu chefe nem vai perceber ;). Ainda não terminei o jogo mas estou empenhado em fazê-lo.

Candy Box foi um achado realmente interessante e me despertou novamente a vontade de criar um jogo, mostrando que com uma boa ideia em mente e jogabilidade interessante, os gráficos não são empecilho para se criar um jogo bom e instigante. Recomendo muito!