Guacamelee!

Eu não sou muito fã dos jogos no Playstation, principalmente por causa das conquistas. Sou meio bitch de achievements e nesse quesito o XBox 360 sempre me atraiu mais (não sei explicar) e por isso sempre preferi baixar jogos na Live Arcade ao invés da PSN.

Recentemente, comecei a prestar mais atenção nos jogos lançados somente para PSN, principalmente por causa da assinatura Plus! que me permitiu baixar uma porrada de jogo de grátis (jogarei em breve e reviews tão logo terminar).

Um dos jogos que me chamou a atenção foi Guacamelee!, esse jogo com temática mexicana e senso de humor incrível. A maioria das pessoas que jogaram falaram bem do game e então resolvi experimentar.

Mucha Lucha

first_battle

Guacamelee! pra começar é um nome sensacional. Consegue passar em uma palavra a temática, a jogabilidade e a pegada do jogo. Nele, você encarna Carlos Calaca um lavrador pacato que um dia tentar salvar a filha do El Presidente de um maléfico toureiro caveira from hell. Morto no embate, Carlos acorda no mundo dos mortos onde recebe uma misteriosa máscara de Luchador e irá ao resgate da amada.

Inspirado na cultura mexicana, o jogo segue o famoso estilo Metroidvania com cenários 2D, evoluções dos poderes, combos animais e backtrack para achar os segredos escondidos. O jogo pega emprestado elementos da cultura e iconografia mexicana. Mariachi ambienta o som de fundo, galinhas ciscam nas cidades e homens de sombrero (e inimigos) rodeiam todos os cantos do mundo.

Dois aspectos que me chamaram a atenção: o primeiro é a jogabilidade. O jogo é muito fluido e a porradaria é muito legal. O personagem possui diversos combos que podem ser encadeados infinitamente (if you can) gerando um contador à lá Devil May Cry.

combo_count

Porre seus inimigos utilizando movimentos pilões, agarrões e outros golpes de lucha libre.

A evolução das lutas é bastante interessante apesar dos inimigos serem um pouco repetitivos. Um dos elementos que o jogo adiciona para dificultar e variar as batalhas é apresentando inimigos que possuem um tipo de campo de força em volta. Essa “aura” pode ser de quatro cores diferentes, verde, amarela, azul e vermelha e cada uma só pode ser quebrada utilizando um poder específico.

Esses poderes são obtidos encontrando as estátuas de Chozo, escondidas ao longo do jogo. Essas estátuas são “guardadas” por um homem-bode que te dá um esporro sempre que você adquire mais uma nova habilidade. Esse aliás é um dos pontos mais legais do jogo: o bom humor.

O jogo é repleto de piadinhas e referências a diversos elementos da cultura em geral como outros jogos e memes da Internet.

Spy2013-04-09-222915cactuar2013-04-09-2212442013-04-09-221223

O jogo é relativamente curto, com pouco mais de 4 horas mas considero que seja suficiente para te divertir na dose certa. Obviamente você pode gastar horas buscando os colecionáveis mas aí vai do vício de cada um (eu incluso).

Se você gosta de uma boa e velha plataforma e do estilo metroidvania, Guacamelee! é um jogo muito bom. Está atualmente na PSN e funciona no esquema Cross-Play (aquele onde você compra pro PS3 e pode continuar o jogo no PS Vita), tudo isso custando apenas U$15. Vale muita a pena!