Runner2
Esse final de geração está estranhamente sensacional, com lançamentos como FarCry 3, Gears of War, o novo Tomb Raider e outros blockbusters de peso. São todos jogos incríveis, com história densa e interessante e com uma jogabilidade sensacional (estou chutando pelo histórico do Gears, OK?!).
Só que, às vezes, você só quer jogar algo pra distrair a cabeça, sem aquele compromisso de prestar atenção na história para não perder nenhum detalhe do enredo, algo despretensioso mesmo. E é aí que entra o Bit.Trip Runner 2!
Today’s thrilling review is brought to you in part by…
Originalmente um jogo da série Bit.Trip, Runner 2 despontou como um jogo individual por ter se destacado mais dentre todos os outros. O jogo é uma espécie de plataformer onde você deve desviar de obstáculos, coletar barras de ouro (que valem mais do que dinheiro) e outros itens na fase com o objetivo puro e simples de humilhar seus amigos com pontuações inferiores à sua.
O jogo é dividido em 5 mundos com várias fases onde você deve simplesmente chegar no final de cada uma para avançar para a próxima. Antes de entrar em cada nível, você pode escolher em qual dificuldade quer jogá-lo e, por mais que você escolha o easy, basta chegar ao final da fase para destravar a próxima.
Como disse anteriormente, a jogabilidade consiste em desviar de obstáculos para chegar ao final da fase. Você faz isso pulando, deslizando e chutando cada tipo de obstáculo. O interessante é que essa mecânica é incrementada de tempos em tempos, com jogo apresentando uma nova habilidade para o personagem, que vai se acumulando.
Tudo isso junto torna o jogo muito desafiador quando se joga no hard. Entretanto, apesar de você se irritar e querer jogar o controle longe algumas vezes, a sensação de “eu sou incrível” a cada fase superada é muito boa.
O que esperar de desafios no jogo?
O modo easy é extremamente simples, o modo normal é desafiador mas é no modo hard que a coisa fica interessante. Apesar de seu único objetivo ser passar da fase, você pode tentar coletar as barrinhas de ouro e + espalhados ao longo de cada nível. Caso você colete todos, o jogo oferece um bônus onde você deve atirar o CommanderVideo num alvo gigante. Se você coletar todos os itens, o jogo te premia com um status Perfect. Acerte o alvo no centro e ganhe um Perfect+.
No início de cada fase, é exibido um ranking com a pontuação que seus amigos fizeram nela. Um detalhe interessante, entretanto, é que a pontuação não difere com o nível de dificuldade. Você ganha pontos ao coletar um item ou pular um obstáculo e essa pontuação aumenta de acordo com o nível em que você está jogando. Assim, se você quer subjulgar seus amigos, jogue sempre no hard. Outra coisa legal é que algumas fases oferecem caminhos alternativos sendo uns mais fáceis e outros com maior dificuldade (te dando, naturalmente, mais pontos no final).
Se você é um achievement bitch como eu, saiba que alguns vão demandar um bom tempo de jogo. Um dos elementos do jogo é que você pode completar a mesma fase nos três níveis de dificuldade disponíveis. Assim, um dos achievements é completar TODAS AS FASES com Triple Perfect+. Considerando que são 100 fases no jogo, calcule o tempo necessário =).
Detalhes legais que não tem nada a ver com a jogabilidade
Primeira coisa legal desse jogo: ele é colorido. O visual é muito cartunesco e está bem mais alegre em relação a seu antecessor. Outra coisa é que você pode escolher outros personagens além do principal CommanderVideo para jogar, cada um com um visual e movimentação únicas.
Outro ponto interessante também é que a música é integrada com o que você faz no jogo. Então, se você pega uma barra de ouro, uma nota toca na música, se você pula um inimigo, outra nota, e assim sucessivamente. Um detalhe legal que veio do primeiro jogo da série!
Você também pode encontrar nas fases cartuchos antigos que te transportam para uma versão com visual retrô de Runner 2. Não adiciona muita coisa no jogo mas é um easter egg legalzinho.
E então, jogo ou não jogo?
Resumindo tudo, Runner 2 foi uma boa surpresa dentre os jogos Arcade lançados nesses últimos meses. Joguei a demo e me apaixonei pelo jogo. Se você gosta de jogos de plataforma nesse estilo e quer algo descompromissado, recomendo bastante.
Se você não tem certeza, baixe a demo e jogue a primeira fase. Se curtir, compre!
Bit.Trip Presents… Runner 2 Future Legend of Rhythm Alien está disponível na XBox Live, PSN, Steam, Wii U e PS Vita (em breve).