Phil Fish, polvos e táticas de defesa do reino subaquático

Glub, glub, glub, glub... Vou sair da internet!

Todos já devem ter ouvido falar da técnica de defesa dos polvos, um cefalópode que tem a peculiar porém eficiente mania de jogar tinta em seus predadores quando se sente ameaçado, acuado. Ao fazer isso, a água fica turva e a visão do predador é reduzida, dando tempo suficiente para o molusco tomar a saída estratégica pela direita e se esconder ou bolar uma nova tática.

O efeito dura apenas alguns segundos, teoricamente suficiente para o bicho fugir. O molusco, entretanto, fica sem essa importante técnica de defesa por algum tempo até que seu reservatório encha novamente. Isso permite que predadores mais insistentes possam tentar um novo ataque no, agora desprotegido, pobre polvinho. Entretanto, caso sobreviva a esse período, o polvo volta a sua alegre rotina até que o próximo predador tente atacá-lo novamente e o ciclo se renove.

Outra criatura, que é evolutivamente distante do polvo mas que carrega no nome a classe de animais que também vivem no mar, desenvolveu técnicas semelhantes de proteção contra ataques. Quando acuado, a espécie Phillycterus Fishnosus do filo IndieGameDevelloppa se isola de seu habitat e despeja uma enxurrada de difamações e citações a desenhos animados em seus predadores, culminando com um ataque final sempre inesperado.

O primeiro caso registrado da tática utilizada por esse animal data de 2012 quando foi lançado o documentário Indie Game: The Movie que mostrava o dia-a-dia das espécies ousadas e criativas do filo IndieGameDevelloppa em seu habitat natural. Neste documentário pudemos observar como Phillycterus Fishnosus vivia, criava e desenvolvia sua, até então, sua cria mais importante e como que com o passar dos anos a relação com seu companheiro se desgastava cada vez mais. Phillycterus usou pela primeira vez registrada sua tática, despejando processos sobre seu companheiro pela guarda de seu filhote, atingindo seu objetivo tempo depois.

Após esse registro único na história, que deixou Fishnosus marcado na comunidade como um animal ranzinzo, controverso e crítico das crias dos GameDevelloppa atuais, e o lançamento de sua cria no mercado com certo sucesso,  ele se afastou. Ia curtir o sucesso obtido por sua criação. Mas também precisava recarregar suas defesas.

Agora, apenas um ano depois, um novo registro deste temido animal foi feito. Tudo por causa de duros ataques que sofreu de pescadores ávidos.

A treta começou quando a Microsoft, famosa empresa no ramo de peixes que processa e oferece as crias geradas pelas espécies de GameDevelloppa IndieGameDevelloppa para seus clientes, impôs restrições para divulgação das crias em sua plataforma. Na ocasião, já desgastado com problemas anteriores, Phillycterus disse publicamente que nunca mais deixaria seus filhotes serem processados pela plataforma da Microsoft.

Entretanto, nas últimas semanas uma das empresas pesqueiras, a Game Informer Pescados soltou uma nota de que a Microsoft voltaria atrás, desmontando todas as restrições que havia imposto. As empresas pesqueiras, responsáveis por caçar, catalogar e avaliar esses animais, foram caçar Phillycterus Fishnosus em busca de avaliar se o animal finalmente liberaria seu novo filho, ainda em crescimento, para a plataforma. O animal, arisco e dotado já de experiência, se irritou e recusou a dar qualquer palavra antes que a informação estivesse confirmada. Foi então que uma das empresas pesqueiras, a GameTrailers Pesca e Co., criticou duramente Phillycterus Fishnosus, dizendo principalmente que sendo ele é do filo que é, IndieGameDevelloppa, então este não deveria fugir mas sim encarar a pesca.

Então, como já relatado e registrado, Phillycterus Fishnosus entrou em seu modo defensivo e despejou seu veneno:

2521658-phil-1

Fonte: GameTrailers Pesca e Co.

 

Apenas após alguns minutos depois dessa primeira defesa, a fase dois da conhecida tática foi executada, com Phillycterus Fishnosus dando sua cartada final e desistindo de vez de sua mais recente cria ainda em crescimento. Tudo fora cancelado assim, sem mais.

Dado o hábito observado por esta espécie e outras semelhantes, é bastante provável que Phillycterus Fishnosus tenha apenas descarregado sua defesa para se afastar e ter mais um dia para avaliar suas opções. Nós consumidores gostamos do primeiro filho e aguardamos o próximo. Esperemos então os dias necessários para que polvos e peixes se recuperem para que possam voltar às águas inquietas, onde milhares de empresas pesqueiras estarão à espreita por mais uma observação desse espécie tão polêmica.