Teoria The Last of Us Part Two: Ellie vai garantir que o título seja realizado

Desde a época de Lost comecei a tomar certo gosto por teorias criadas por fãs das mais diversas séries e jogos, sobre os mais diversos temas. Acompanhar as dezenas de fóruns e milhares de discussões sobre as resoluções de Lost, por exemplo, foi uma das melhores experiências que tive desde que comecei a me importar com enredo e história em todas as vertentes de entretenimento que gosto.

No universo videogamístico as teorias surgem com muito mais frequência, principalmente por causa do tempo entre o anúncio da produção de um jogo até o seu efetivo lançamento. Recentemente, dois jogos estão gerando pela internet afora muitas teorias sobre seu enredo, sendo Death Stranding, do Kojimão, o primeiro deles e o The Last of Us Part Two, o segundo.

Como não tenho nenhuma ideia do que o jogo do Kojima vai se tornar, resolvi me focar em The Last of Us, cujo trailer nos pegou de surpresa na última Playstation Experience. Além disso, meus amigos mais chegados não são muito ligados a esse tipo de jogos e precisava externalizar essa teoria. Onde mais eu poderia fazer isso se não no meu próprio blog 😉

Antes de começar, um aviso: a partir deste ponto, falarei livremente do primeiro The Last of Us, inclusive do final. Então, se você não quiser tomar spoilers, fique por aqui e um abraço!

Antes de tudo, eis o trailer para refrescar a memória:

Vamos lá. Desde o anúncio, a teoria que mais tem ganhado força é a de que Joel está morto e que sua presença é na verdade fruto da imaginação de Ellie, seja por estar sobrevivendo a muito tempo no mundo pós-apocalíptico, seja por efeito do fungo que, apesar de ser imune, está começando a afetar a cabeça da menina. Grande parte da teoria está compilada em vários sites por ai. Gosto especialmente do compilado que a Eurogamer publicou sobre a teoria.

Até então essa é a maior teoria sobre o enredo mas, honestamente, não acredito que esse tipo de coisa seria uma grande revelação ou mesmo sustentaria uma história grande o suficiente. Pensando nisso, resolvi escrever minha própria teoria, baseado no que vi do trailer e do que sabemos dos acontecimentos do primeiro jogo.

Primeiramente, acredito sim que Joel estará morto na história e que tudo está na cabeça dela. Acho que isso será um fato porém, não será nem de perto um grande segredo da história. Pelo contrário, acredito que será revelado logo no início que Joel é um delírio de Ellie e a trama vai girar (ao menos por algum tempo) em como Joel morreu.

A partir daí começa minha teoria: Aparentemente se passaram, pelo menos, 5 anos desde o final do primeiro jogo e também já sabemos que Ellie será a personagem controlável. Provavelmente tudo vai começar a partir desse ponto e teremos esse gap entre as duas partes. Acredito que ele será preenchido com uma série de flashbacks visto que esse elemento narrativo não é novidade para a Naughty Dog, que já faz isso na série Uncharted para complementar a história de Nathan Drake.

Em um primeiro momento, controlando a Ellie “atual”, vão ser realizadas diversas missões onde, aparentemente, estaremos perseguindo e matando Fireflies, os membros da organização que no primeiro jogo estava tentando achar a cura para o fungo. Essa parte da história, acredito eu, terá poucos detalhes de início, de modo que praticamente não veremos muitos membros efetivos da organização nem tão pouco os verdadeiros motivos de Ellie por traz da caçada. Acho que a Naughty Dog vai brincar com o que o público acha que ela está fazendo em função do que aconteceu no primeiro jogo.

Esse enredo vai progredir e deixar o jogador cada vez mais desconfortável a medida que você vai matando mais Fireflies, ou quem você acha que são Fireflies. Segurem esse pensamento.

Nesse meio tempo, a história vai intercalar vários momentos de flashback com Joel ainda vivo. Para que minha primeira parte da teoria “funcione”, é preciso estabelecer o seguinte: no final do primeiro jogo, Ellie sabia que Joel mentiu para ela. Apesar de achar que essa afirmação é compartilhada com quase todo mundo que terminou The Last of Us, veja novamente o final e a reação da menina:

Está bem claro, não? Agora imagine que esse sentimento se manteve ao longo da vida dela e que uma menina esperta como ela, depois de tantos anos nesse mundo zoado, iria ficar com a pulga atrás da orelha. Uma hora ou outra ela iria confrontar Joel sobre os eventos e, naturalmente, ele mentiria novamente. Os flashbacks contariam a história desde o final do primeiro jogo (ou parte dele) até o derradeiro momento onde, acredito, vão culminar na primeira parte da minha teoria: Ellie está levando secretamente Joel até a base dos Fireflies para constatar que não existiam outras pessoas imunes sendo pesquisadas. Naturalmente não vai haver mais nada, mas garanto que se um laboratório estivesse utilizando outras pessoas para pesquisar a cura, haveriam traços deixados para trás.

Diante dessa situação, Joel não terá mais como mentir, deixando a menina ainda mais transtornada e a fazendo lembrar de tudo o que poderia ter sido evitado. A discussão se acentua até, finalmente, ser revelado como Joel morreu: Ellie o matou. Pode parecer uma reviravolta muito drástica visto que em nenhum momento do primeiro jogo Ellie demonstra qualquer rancor de Joel. Porém, acho que aquele momento final mudaria tudo e, somado a toda merda que provavelmente a menina passou depois disso, seria motivo suficiente para o derradeiro momento.

Voltando à história principal e recuperando a linha de raciocínio anterior, o trailer do segundo jogo dá a entender que Ellie está numa vingança sangrenta contra os Fireflies. Lembrem que nossa expectativa é de que ela está com raiva de todos aqueles cientistas que, no seu pensamento, mataram pessoas inocentes para conseguir a cura mas não obtiveram êxito.

Porém, baseado na primeira parte que já expliquei, acredito que, na verdade, Ellie está numa vingança sangrenta contra a raça humana. Meu argumento principal é que Ellie pensaria “já que você não quis me usar para curar a humanidade, então que ela suma.”. Parece extremo demais? Não parece com a Ellie que vimos no primeiro jogo? Talvez sim mas vários momentos do trailer me chamaram a atenção e estão meio que a favor da minha teoria. Ei-los:

  • Não há armas próximo aos “bandidos” mortos

Quando comecei a pensar nessa teoria, achei que logo seria derrubada pois Ellie realmente tinha matado bandidos no trailer. Minha surpresa ao rever é que não há qualquer indício de armas perto dos corpos. Tudo bem que eles estão usando tocas e casacos com capuz mas, até aí, vimos ao longo de todo jogo muita gente usando esse mesmo tipo de roupa. Aliás, não há qualquer indício na casa que nos leve a crer que aquele seria um esconderijo de Fireflies, o que nos leva ao segundo ponto.

“Mercado” logo no início do jogo. OK que não são lá pessoas de bem, mas prova meu ponto!

  • O quarto está “decorado demais”

Uma das evidências utilizadas pela internet que reforçam a teoria que Joel está morto é o fato do quarto onde Ellie toca seu violão se parecer muito com seu próprio quarto que aparece no DLC Left Behind ou com a janela no início do primeiro jogo.

Porém, para mim, essa é mais uma evidência que corrobora com a segunda parte da teoria. Apesar de estar crescendo mato e a casa estar cheio d’água, ela poderia estar sendo utilizada por pessoas comuns para se abrigar. A casa ainda tem cortinas, coisas que parecem produtos no balcão do banheiro e, pense bem, onde Ellie arrumou um violão? Será que ela leva um violão consigo em um ambiente onde qualquer peso extra pode fazer a diferença entre viver e morrer?

  • A frase de Joel é de alguém que está tentando convencer outra pessoa a parar com algum comportamento anterior

Quando no trailer Joel aparece na porta do quarto, ele diz à Ellie “You really gonna go through with this?“. Essa frase em particular foi a que despertou toda a minha teoria. Ela me passa a sensação de alguém que está tentando te convencer a não fazer algo que você está pensando. A tradução pode parecer um pouco forçada mas, guardadas as proporções, eu faria um paralelo com a mãe falando “você vai continuar com isso?” pro filho que está de pirraça se agarrando no pé da cadeira para não tomar banho.

Considerando os corpos no chão, a música que ela toca e a frase seguinte “I’m gonna find and i’m gonna kill every last one of them.” dita por Ellie, me parece bastante seguro afirmar que ela está matando humanos e seu único traço de consciência é a alucinação de Joel, que ainda insiste em aparecer. Junte o fato das perdas que teve, dos momentos que passou e que ela sabe que poderia ter evitado tudo e não o fez por egoísmo de uma pessoa. Todos esses são fatores que poderiam levariam uma pessoa a loucura e a tomar atitudes como essas.

Eu acho que essa seria uma história muito boa a ser contada, subvertendo qualquer expectativa dos jogadores. Seria necessário muita coragem da equipe de Neil Druckmann e Halley Gross mas é o tipo de roteiro que o pessoal da Naughty Dog gosta de escrever. E vocês, o que acham dessa teoria?

Você pode gostar...